Início / Sobre nós

Sobre nós

Os jogos da Edu&Kate’s surgiram pela necessidade de ter um conjunto de
materiais que tanto fossem eficazes em termos de objetivos terapêuticos,
como, ao mesmo tempo, agradáveis e envolventes para a população.
O principal objetivo dos jogos da Edu&Kate’s é que por um lado sejam
inclusivos para a população com necessidades especiais e, por outro lado,
sejam uma forma de criar empregos para esta população através do trabalho
na produção dos mesmos.
Estes jogos são muito diferentes dos jogos desenvolvidos com o intuito
de entretenimento, os quais não são vocacionados para aquisição de
competências. Contrariamente aos jogos projetados apenas para envolver
o indivíduo no objetivo de jogar um jogo, os jogos da Edu&Kate’s são
focados na integração de objetivos educacionais com mecanismos de jogo
específicos baseados em evidências, conhecidos por apoiar a aprendizagem

A Edu&Kate’s tem como missão apoiar pais e instituições de educação, através do desenvolvimento de brinquedos educativos e jogos didáticos que permitam desde crianças a adultos aprender enquanto brincam.

Ao escolher um kit da Edu&Kate’s estarás não só a adquirir um brinquedo com função educativa, mas também uma ferramenta de trabalho que te auxiliará na formação e desenvolvimento de aptidões dos teus filhos, alunos, ou pacientes.

 

Na loja online Edu&Kate’s vais poder encontrar os nossos produtos de lançamento da marca Edu&Kate’s, as ferramentas perfeitas para o teu trabalho, jogos e brinquedos intemporais e os presentes ideais para surpreender em qualquer idade.

Após o nascimento do nosso primeiro filho começámos a notar, com o passar do tempo, que algo não estava bem com o seu desenvolvimento. Na procura de saber o que se passava, foram dois anos de exames médicos, até que recebemos o diagnóstico, o nosso filho tem uma Perturbação do Espectro do Autismo (PEA).

Um menino com PEA, vive num mundo, só dele!
Foram anos de muita luta na parte da medicina e na educação do nosso filho, e tentar trazê-lo para o nosso mundo tornou-se uma tarefa diária e repetitiva durante anos!
Tive de elaborar material terapêutico, sob a orientação da psicóloga, para poder trabalhar com o Pedro. Cores, formas, frutas, animais, transportes, família, tudo o que fosse necessário na tentativa de conseguirmos que o Pedro comunicasse connosco, porque o Pedro não verbaliza, ou seja, não fala. Na necessidade de sabermos se tinha dores, se estava mal disposto, zangado, doente, etc., este material, foi ajudando, o Pedro tornou-se um jovem muito expressivo, o que nos ajudou um pouco a compreendê-lo, mas não foi o suficiente, notamos que da parte dele, ao tentar falar connosco, não conseguia e ficava triste.
Desde então, começamos a pensar em algo que nos pudesse ajudar tanto a nós, como também a outras crianças com necessidades educativas especiais e, claro, aos seus pais!
Já que temos uma Empresa de Fabricação de Moldes em aço, o meu marido, pai do Pedro, teve a ideia de desenvolver uma caixa de atividades que pudesse funcionar como ferramenta terapêutica. Embora a passo de tartaruga, a caixa ficou pronta.
Contratamos uma terapeuta ocupacional e um designer e começamos a desenvolver os jogos, ainda faltam alguns ajustes, mas finalmente o nosso projeto está quase a nascer.

Virgínia Pereira

A Edu&Kate`s nasceu pela necessidade de garantir o posto de trabalho do Pedro.

O Pedro é um jovem com uma perturbação do espectro do autismo que tendo atingido a idade limite para a frequência em estabelecimento escolar, aos dezanove anos de idade, foi necessário encontrar uma solução para o manter ocupado através duma atividade que fosse benéfica para ele e de alguma forma útil para a sociedade.

O Pedro foi admitido na empresa do seu pai que criou uma linha de montagem em regime de “outsourcing” que presta serviço de montagem e embalagem para clientes, empregando outros jovens com necessidades especiais.

De forma a garantir a continuidade desta equipa e deste projeto a empresa pretende criar um produto próprio e assim surgiu a ideia de fabricar jogos educativos e material de apoio a pessoas com necessidades especiais.

E assim nasce a “EDU&KATE`s Educational Tools”!

Victor Pereira