Jogos físicos ou digitais? Saiba quais escolher!



A utilização dos jogos no sentido de “brincar” faz com que as crianças ampliem tanto a curiosidade, como a autoconfiança e iniciativa, trazendo inúmeros benefícios ao seu desenvolvimento motor, emocional e intelectual, como a concentração, a linguagem mais rica, o pensamento mais crítico e rápido. O lúdico, nesse sentido, faz ainda com que as crianças desenvolvam raciocínios dos quais aprende a agir de um modo mais amplo e independente.

Os jogos didáticos físicos são ferramentas educativas importantes para o desenvolvimento das crianças e devem ser adquiridos tendo em conta a idade e o estádio de desenvolvimento de cada criança. Os benefícios passam, essencialmente, por estimular as capacidades cognitivas, a perceção visual, a motricidade fina, a coordenação visual-motora, a comunicação interpessoal, as relações familiares, as relações entre educador/aluno e terapeuta/paciente, a criatividade, a linguagem, o raciocínio lógico, o pensamento estratégico, a memória visual, a atenção e concentração. Para além do desenvolvimento destas capacidades, os jogos físicos permitem igualmente que as crianças tenham a experiência de utilizar os seus sentidos, ao tocar e manipular os objetos, conseguindo desta forma desenvolver a capacidade de perceção através da pele e percecionar as caraterísticas de um objeto – forma, tamanho e textura.

Relativamente aos malefícios que a utilização dos jogos didáticos físicos pode trazer para a saúde das crianças, salienta-se quando estes não são apropriados e ajustados à idade da criança e contêm peças demasiado pequenas e perigosas, como também quando os jogos e brinquedos didáticos são pintados com tintas tóxicas e não são certificados por entidades competentes e certificadas para este efeito.


Partindo do grande interesse das crianças que nasceram como nativos digitais, os recursos, jogos e ambientes educativos digitais são estratégias didáticas que contribuem para que múltiplas capacidades sejam igualmente estimuladas. A utilização de jogos e ambientes digitais no processo de aprendizagem das crianças, além de estimular as competências digitais possibilita desenvolver outras capacidades e competências funcionais, tais como: capacidades cognitivas, linguagem, planeamento, memorização, coordenação motora, gerir emoções face ao feedback, resolução de problemas, atenção/concentração, raciocínio, criatividade, construção do conhecimento e envolvimento com o mundo real de forma mais autónoma e confiante.


Embora a utilização dos jogos e ambientes digitais tragam potenciais benefícios para o processo de aprendizagem, a utilização destas ferramentas também pode trazer malefícios, devendo esta utilização ser feita com cautela e ser sempre supervisionada por um adulto, uma vez que as crianças ao utilizarem frequentemente jogos e ambientes digitais podem desenvolver sedentarismo, ter menos oportunidades para construir a comunicação verbal, competências sociais, atenção conjunta, estabelecer contacto visual e ter menor controlo na gestão emocional.


Portanto, a utilização de jogos físicos assim como a utilização de jogos e ambientes digitais apresentam inúmeras vantagens nas práticas pedagógicas dos professores e nas práticas de intervenção dos terapeutas, especialmente no que diz respeito às práticas ligadas ao processo de aprendizagem de crianças com necessidades especiais.

Destaca-se o projeto da Edu&Kate’s, dedicado à conceção e desenvolvimento de ferramentas educacionais inclusivas focadas na integração de objetivos educacionais com mecanismos de jogo específicos baseados em evidências, conhecidos por apoiar a aprendizagem. Atualmente, a Edu&Kate´s tem uma linha de produção de material didático certificado, concebido e desenvolvido sem substâncias tóxicas que possam ser prejudiciais para as crianças. Este material é desenvolvido em plástico, o que pressupõe como mais-valias a sua maior durabilidade, ser 100% reciclável e higienizável. Além das competências cognitivas, motoras e emocionais que se pretende desenvolver com os jogos físicos da Edu&Kate´s, um dos grandes objetivos alcançados com este projeto foi a projeção de jogos que podem ser jogados dentro da própria caixa de arrumação. Isto torna-os aconselháveis para crianças com necessidades especiais, já que a organização visual do espaço é imprescindível para esta população.


No que diz respeito, aos jogos e ambientes educativos digitais, estes precisam de ser utilizados como ferramentas fundamentais colaborativas e coadjuvantes dos jogos físicos em prol da aprendizagem significativa das crianças, particularmente das crianças com dificuldades motoras, cognitivas, sensoriais e/ou comportamentais.


E é neste sentido que recai a recente linha de investigação, desenvolvimento e inovação do projeto da Edu&Kate’s, na combinação e articulação entre os jogos físicos e os jogos digitais, perspetivando-se num futuro próximo a conceção e desenvolvimento de um conjunto de atividades dinâmicas acessíveis a TODOS que promovam o treino e desenvolvimento de múltiplas capacidades e competências. Mas nunca descorando a produção dos jogos físicos inclusivos, uma vez que a produção e venda destes é uma forma de criar emprego a pessoas com e sem deficiência através do trabalho na linha de montagem dos mesmos.


Conheça o projeto, jogos e brinquedos educativos da Edu&Kate’s, focados no desenvolvimento de capacidades cruciais em crianças com idade pré-escolar. Visite-nos aqui.

Autora: Isabel Santos

Doutorada em Multimédia em Educação, Universidade de Aveiro.

Na investigação, tem como áreas de interesse as ‘tecnologias digitais e necessidades especiais’, ‘inclusão digital’, ‘papel das tecnologias digitais nos processos da educação’ e ‘conceção de conteúdos educativos para a promoção de competências académicas e funcionais para públicos específicos’, de forma a contribuir para a premissa da escola de TODOS e para TODOS.

O lema da sua vida sempre foi e será nunca desistir perante as adversidades que a vida proporciona, aproveitando todas as oportunidades de crescimento pessoal e profissional que surgem!!!



207 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo