• Rute Melo

Dicas para planear e organizar a rotina das crianças de forma saudável

Atualizado: 21 de Jul de 2020


Todos os seres humanos têm medos, sendo que o desconhecido pode ser considerado um dos maiores de todos os medos. Quando falamos de crianças, este desconhecido envolve tudo desde um novo legume até uma mudança drástica na sua vida. Ao longo do desenvolvimento, as crianças deparam-se com várias mudanças na sua rotina, como deixar chupetas, biberões, amamentação, berços ou mesmo o seu estatuto como bebé da casa. Todas estas mudanças, embora reflitam momentos de aprendizagem, revelam-se stressantes para a criança, sendo mais fáceis de gerir quando são antecipadas e integradas nos contextos da rotina familiar.

Ter as rotinas organizadas e consistentes, dá às crianças uma sensação de segurança e controlo sob o seu ambiente, especialmente durante períodos mais stressantes ou fases de desenvolvimento mais complicadas. Ou seja, ao planear o seu dia-a-dia, as crianças aprendem a antecipar os vários momentos da sua rotina, bem como experienciam uma sensação, controlo e satisfação ao concluírem cada tarefa.

Por outro lado, a maioria dos maus comportamentos observados nas crianças, são despoletados por raiva, cansaço ou superestimulação. Ao planearmos a rotina, mantendo horários semelhantes diariamente para as diversas atividades como comer e dormir, vai ajudar a criança a preparar-se emocionalmente para as tarefas e a entender o que vai acontecer quando cada tarefa termina.

Isto não significa que devamos implementar rotinas assim que a criança nasce. As rotinas surgem das necessidades de cada criança, elas são capazes de nos mostrar aquilo que precisam (alimento quando choram, mudança da fralda quando urinam). Eventualmente, ao longo do tempo acabam por aprender a sua primeira etapa de rotina: à noite é para dormir. Contudo, forçar um bebé às nossas próprias rotinas não é adaptativo às necessidades da criança, uma vez que esta ainda não é capaz de se adaptar às mesmas. Com o crescimento da criança, nós podemos ajudar, estruturando a rotina diária de acordo com as suas necessidades e contribuir para fortalecer as relações familiares.

Não existe uma receita da rotina perfeita para cada família, uma vez que cada família é única. Devemos, então, pensar numa rotina bem planeada e regular, baseada nas situações e necessidades familiares. Dependendo da idade da criança, pode considerar criar rotinas para as seguintes situações:

  • Preparar-se para a pré-escola, escola ou creche;

  • Preparar-se para dormir;

  • Comer refeições em família todos os dias no mesmo horário;

  • Passar tempo juntos no exterior em família;

  • Visitar amigos e família;

  • Ir a locais de culto;

  • Participar em jogos em família ou serões de cinema;

  • Fazer trabalhos manuais em conjunto;

  • Fazer tarefas familiares.

É importante salientar que as rotinas devem ser flexíveis, deixando espaço para tempos livres, o que vai ajudar a criança a aprender a lidar com o imprevisível e/ou mudanças, bem como prevenir que a rotina se torne um fonte de stress.

Clique aqui para descarregar um recurso de construção de rotina grátis.

Visite também o nosso site e loja online para verificar os nossos jogos.


Autora: Rute Melo

Licenciada em Terapia Ocupacional, Escola Superior de Saúde - P.Porto.

Pós-graduada em Integração Sensorial, Escola Superior de Saúde do Alcoitão

Tem uma paixão assumida pelo trabalho na área da pediatria, mais especificamente nas áreas de atraso de desenvolvimento e ensino especial.

O que a move é poder dar mais oportunidades de aprendizagem a crianças com dificuldades de desenvolvimento, trabalhando todos os dias em prol de apoiar os pais, tutores e colegas terapeutas.



#jogoseducativos #ensinoespecial #estimulaçãosensorial #jogoseducativosdeportugal #brinquedosparaterapia #jogosnee #dificuldadesdeaprendizagem #jogoinfantileducativo #aprendizagemescolar #brinquedosparadesenvolvimento #jogosparacriançasespeciais #motricidadefina #puzzlequebracabeça #jogosparaterapia #jogospréescolar #jogoseducativosportugal #materialterapêutico #brinquedosparaestimulaçãosensorial #brinquedosparaaprendizagemespecial #brinquedospréescolar #jogosdidáticosparalateralidade #brinquedoseducativos3anos #atividadesinfantis #brinquedodidáticoportugal #brinquedoscriançasespeciais #brinquedosmotricidadefina #jogoseducativosalfabetização #processodeaprendizagem #jogoseducativosparacrianças #autismoportugal #aquisiçãodecompetências

72 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo