• Rute Melo

6 Atividades do dia-a-dia que ajudam a desenvolver a motricidade fina das crianças

Atualizado: Jan 8



Já aqui falamos da importância do desenvolvimento da motricidade fina no crescimento das crianças, ver O que é a motricidade fina e porque é importante. A capacidade de manipular diferentes tipos de objetos é crucial no desenvolvimento infantil, e está diretamente relacionada com a participação nas atividades de vida diária, escolar, trabalho e lazer. Vamos agora mostrar-vos de que forma podemos estimular o desenvolvimento da motricidade fina através de tarefas simples do quotidiano.



1. Fazer massa para bolachas ou pizza: a massa é ideal para as crianças, pois permite-lhes manuseá-la, apertar, fazer bolinhas; promover movimentos de sobe e desce com os dedinhos; utilizar força na mão. Para além disso é uma atividade sensorial bastante divertida e deliciosa!




2. Mexer o bolo com uma colher: A simples tarefa de misturar a massa de um bolo com uma colher, pode tornar-se bastante desafiante e enriquecedora para as crianças. Para além de ser uma forma divertida de envolver as crianças nas atividades de casa, é também uma forma de fortalecer os músculos dos braços e mãos.




3. Abrir recipientes: As crianças são normalmente muito curiosas em relação ao que podem encontrar dentro de recipientes. Por outro lado, quando estes são transparentes e contêm os seus brinquedos favoritos ou doces, pode ser uma motivação extra para a sua abertura. Abrir recipientes (caixas, frascos, entre outros) é uma excelente tarefa para melhorar a destreza manual.







4. Abrir e fechar garrafas: A simples tarefa de abrir e fechar garrafas, implica que a criança utilize a coordanação oculo-manual, melhore a motricidade fina e fortaleça a destreza manual, ao utilizar todos os dez dedos das mãos em conjunto para atingir um objetivo final. Desenvolve, ainda, a pinça fina, capacidade de utilizar o indicador e o polegar em oponência, essencial para a progressão da escrita manual.




5. Descascar fruta: Para além de ser uma tarefa prática do quotidiano excelente para desenvolver a motricidade fina e potenciar a exploração sensorial, descascar fruta com os dedos, como por exemplo tangerinas, promove a concentração, a coordenação, destreza e independência.





6. Estender a roupa: Estender a roupa com molas pode tornar-se uma atividade divertida quando feita em família. As crianças podem prender as peças mais pequenas (meias e cuecas)e utilizar molas de diferentes durezas e formas. Para além de melhorar a motricidade fina, promove a autonomia e independência.




Autora: Rute Melo

Licenciada em Terapia Ocupacional, Escola Superior de Saúde - P.Porto.

Pós-graduada em Integração Sensorial, Escola Superior de Saúde do Alcoitão

Tem uma paixão assumida pelo trabalho na área da pediatria, mais especificamente nas áreas de atraso de desenvolvimento e ensino especial.

O que a move é poder dar mais oportunidades de aprendizagem a crianças com dificuldades de desenvolvimento, trabalhando todos os dias em prol de apoiar os pais, tutores e colegas terapeutas.



#jogoseducativos #ensinoespecial #estimulaçãosensorial #jogoseducativosdeportugal #brinquedosparaterapia #jogosnee #dificuldadesdeaprendizagem #jogoinfantileducativo #aprendizagemescolar #brinquedosparadesenvolvimento #jogosparacriançasespeciais #motricidadefina#puzzlequebracabeça #jogosparaterapia #jogospréescolar #jogoseducativosportugal #materialterapêutico#brinquedosparaestimulaçãosensorial #brinquedosparaaprendizagemespecial #brinquedospréescolar #jogosdidáticosparalateralidade #brinquedoseducativos3anos #atividadesinfantis #brinquedodidáticoportugal #brinquedoscriançasespeciais #brinquedosmotricidadefina #jogoseducativosalfabetização #processodeaprendizagem #jogoseducativosparacrianças #autismoportugal #aquisiçãodecompetências


269 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo