10 benefícios para aprender enquanto brinca com jogos físicos🧮🧠



É através do BRINCAR que a criança adquire conhecimentos, desenvolve capacidades sociais e emocionais, estrutura a sua personalidade, desenvolve a sua criatividade e a capacidade de perceção. Enquanto brinca, a criança aprende a cooperar e a criar relações sociais que a irão ajudar a tornar-se num adulto mais maduro e capaz de solucionar problemas.

Desde cedo, é fundamental estimular as funções executivas nas crianças com o intuito de auxiliar no processo de aprendizagem. Aqui, os jogos físicos podem desempenhar um papel preponderante no desenvolvimento de diversas capacidades, trazendo múltiplos benefícios à posteriori para vida académica, profissional e social das crianças.


Eis os 10 dos benefícios da utilização de jogos físicos:


1. Estimulam a diversão

Antes de mais nada, o brincar e a utilização de jogos físicos e didáticos tem este propósito: a diversão. Aos jogos está normalmente associado como fonte de prazer.

2. Estimulam o desenvolvimento cognitivo

Um conjunto de capacidades cerebrais que envolvem a capacidade de adquirir conhecimento é o que define o desenvolvimento cognitivo. A aprendizagem, a atenção, a memória, a linguagem, o raciocínio, a tomada de decisões, o pensamento, a compreensão, o processamento de informações e a perceção são algumas das capacidades cognitivas que podem ser estimuladas através da utilização de jogos. O importante é que, ao estimular as áreas cognitivas, consequentemente a capacidade intelectual das crianças também aumenta.

3. Ajudam a desenvolver a perceção visual

Ao manipular jogos físicos a criança desenvolve a capacidade da perceção visual, através da qual o seu cérebro processa a informação sensorial captada pela visão. O desenvolvimento desta capacidade permite à criança detetar as caraterísticas de um objeto, como a cor, a forma, a textura e o tamanho. A perceção visual é uma base fundamental para que haja uma leitura correta de imagens, o que por sua vez potencia uma boa aprendizagem da leitura e da escrita e facilita a assimilação de fonemas, palavras e da ortografia, verificando-se, assim, como uma competência fundamental em todas as aquisições escolares. A ausência de experiências percetivo-visuais pode comprometer as aprendizagens escolares, salvaguardando a importância da sua estimulação em idades pré-escolares.

4. Contribuem para o desenvolvimento da motricidade fina

Para estimular o desenvolvimento da motricidade fina recomenda-se a utilização de jogos físicos, uma vez que permite que a criança execute movimentos finos da mão e dos dedos com controlo e destreza. A motricidade fina pode definir-se como a capacidade de utilizar de maneira eficiente, precisa e controlada, os pequenos músculos do nosso corpo, em particular os músculos da mão e dos dedos.

5. Proporcionam o desenvolvimento da coordenação visual-motora

A manipulação de jogos educativos físicos permite também desenvolver a capacidade de coordenar a visão com os movimentos do corpo globais e finos. É fundamental que haja a estimulação da coordenação visual motora através jogos de empilhar, encaixar; abrir e fechar; transpor; pôr e tirar; pintar e desenhar; recortar; furar; alinhavar; aparafusar e desaparafusar; imitar; copiar; amarrar; abotoar; jogar bola; entre outros.

6. Ajudam a desenvolver a memória

Os jogos físicos desenvolvem a capacidade de memorização, seja de regras, recordar objetos, estratégias ou outras.

7. Aumentam a atenção e concentração

Focar a atenção nas regras e objetivos dos jogos estimula a concentração e a atenção, sendo o desenvolvimento destas capacidades cruciais para o processo de aprendizagem.

8. Permitem o desenvolvimento da inteligência linguística

A inteligência linguística envolve a capacidade de leitura, escrita, fala, fluência e o uso da linguagem para transmitir pensamentos, desejos, factos e informações. Esta capacidade pode ser estimulada através da utilização de jogos físicos adequados à idade da criança, jogos que envolvam a comunicação com outros e que estimulem a aquisição da informação, conhecimento e habilidades literárias. É durante a infância que os estímulos são mais importantes, pois é a fase onde é mais fácil para a compreensão e aquisição linguística.

9. Fortalecem o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático

O raciocínio matemático desenvolve-se através do conhecimento, da compreensão de conceitos matemáticos fundamentais e da aquisição progressiva de capacidades ligadas, por exemplo, à visualização espacial, à comunicação matemática e à resolução de problemas. A manipulação de jogos físicos é benéfica para a aquisição destas capacidades, uma vez que permite que a criança explore os objetos, raciocine, faça associações e desenvolva a sua atenção, concentração e criatividade na resolução de problemas.

10. Proporcionam o desenvolvimento de competências sociais

Através da utilização de jogos físicos decorrem processos a vários níveis que permitem: estimular a interação e relacionamento entre pares, pais/filhos, educadores/alunos, terapeutas/pacientes; desenvolver o espírito de iniciativa; desenvolver o espírito cooperativo em torno de objetivos comuns; partilhar conhecimentos e gerir emoções, como a resistência à frustração, a alegria, a raiva, entre outras.

Os jogos da Edu&Kate’s são boas ferramentas para potenciar o desenvolvimento das capacidades anteriormente referidas nas crianças de acordo com a faixa etária. Visita-nos aqui.


Autora: Isabel Santos

Doutorada em Multimédia em Educação, Universidade de Aveiro.

Na investigação, tem como áreas de interesse as ‘tecnologias digitais e necessidades especiais’, ‘inclusão digital’, ‘papel das tecnologias digitais nos processos da educação’ e ‘conceção de conteúdos educativos para a promoção de competências académicas e funcionais para públicos específicos’, de forma a contribuir para a premissa da escola de TODOS e para TODOS.

O lema da sua vida sempre foi e será nunca desistir perante as adversidades que a vida proporciona, aproveitando todas as oportunidades de crescimento pessoal e profissional que surgem!!!

103 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo