5 Livros que te vão ajudar a compreender e educar o teu filho

Atualizado: 8 de jan. de 2021



Todos sabemos que a ideia de criar um bebé sem orientação pode ser assustadora. Eu acredito que se vais investir o teu tempo e o teu dinheiro a ler um livro sobre parentalidade, este deve deixar-te a sentires-te melhor, mas não de uma forma fácil, com 10 passos ou um plano para o sucesso. Pelo contrário, os melhores livros de parentalidade devem fazer-nos sentir melhor mas de uma forma rebuscada, difícil e, acima de tudo verdadeira.

Os livros de parentalidade tendem a levar-nos de volta a nós mesmos e a repensarmos na nossa educação. Acabamos por nos aperceber que somos muito parecidos com os nossos pais, e que queremos transformar os nossos filhos numa versão diferente (melhorada) de nós mesmos. No entanto, criar estas expectativas é entrar numa armadilha sem escapatória.

Os melhores livros para pais são ao mesmo tempo consoladores e desafiantes, lembrando-nos que ser um pai presente, compreensivo e bondoso é o mais importante. Mas acima de tudo devemos aprender, em primeiro lugar, a conhecer o nosso filho e a entender todos os sinais por ele/a transmitidos. A seguir mostro-vos os 5 livros que melhor vos podem ajudar neste sentido.



Os sentidos do bebé de Ann Richardson (enfermeira-chefe especializada) e Megan Faure (terapeuta ocupacional) são uma excelente ferramenta para te ajudar a compreenderes o mundo sensorial dos bebés. Neste livro único, baseado nos princípios sensoriais, as consultoras de puericultura reúnem a sua enorme experiência prática e vasto conhecimento profissional para te ajudarem a entrar em sintonia com o teu bebé e compreender: como é afetado pela informação sensorial; o que quer o bebé dizer com os sinais que comunica; como responder a estes sinais, regulando o seu ambiente e a estimulação sensorial.




No livro A integração sensorial no desenvolvimento e aprendizagem da criança, por Paula Serrano, é analisado o impacto que os diversos sistemas sensoriais têm no desenvolvimento da criança, nas várias faixas etárias. Foca-se também na disfunção de integração sensorial e na sua relação com as dificuldades de aprendizagem e desenvolvimento. São fornecidas listagens de sintomas de disfunção de integração sensorial por cada faixa etária, bem como os princípios gerais da intervenção da terapia de integração sensorial.


O desenvolvimento da autonomia dos 0 aos 3 anos, de Paula Serrano. Neste livro a terapeuta ocupacional procura mostrar aos pais de que forma o desenvolvimento da autonomia da criança se relaciona com os sistemas sensoriais. O livro está dividido em duas partes: a primeira parte debruça-se sobre os fatores que influenciam o desenvolvimento do bebé, as áreas, as etapas e os sinais de alarme. A segunda parte é dedicada às estratégias e atividades de estimulação precoce que dão suporte ao desenvolvimento do bebé nas diferentes áreas, para que este se torne cada vez mais autónomo. São fornecidas estratégias globais, sugestões de brinquedos para o desenvolvimento de e aquisição de competências, materiais e jogos educativos para cada área e faixa etária.


A criança e a motricidade fina, das autoras Paula Serrano e Cira de Luque, é um livro que se foca no desenvolvimento da motricidade fina, nas diversas faixas etárias da infância, ilustrando a sua relação com o dia-a-dia da criança. Para além do desenvolvimento, explora as competências necessárias para que a motricidade fina se desenvolva sem problemas, não comprometendo o processo de aprendizagem escolar. São ainda, aconselhados equipamentos e material terapêutico, que podem ajudar as crianças que apresentam dificuldades nesta área. O desenvolvimento da motricidade fina é essencial para a interação da criança com o meio e acontece quando a criança se relaciona com objetos e usa ferramentas, por exemplo nas atividades da vida diária. Ao longo do livro são fornecidas estratégias e atividades infantis práticas, para serem realizadas em casa, no jardim-de-infância e na escola


O cérebro da criança explicado aos pais, pelo psicólogo Álvaro Bilbao é um manual prático que sintetiza os mais avançados conhecimentos da neurociência para que pais e educadores facilitem a criação de ligações mentais que ficam para a vida e ajudam as crianças a atingir a plenitude intelectual e emocional. Uma obra indispensável que ensina os pais a ser a melhor influência para o desenvolvimento dos filhos e a prevenir dificuldades como o défice de atenção, a depressão infantil e problemas de comportamento.




Autora: Rute Melo

Licenciada em Terapia Ocupacional, Escola Superior de Saúde - P.Porto.

Pós-graduada em Integração Sensorial, Escola Superior de Saúde do Alcoitão

Tem uma paixão assumida pelo trabalho na área da pediatria, mais especificamente nas áreas de atraso de desenvolvimento e ensino especial.

O que a move é poder dar mais oportunidades de aprendizagem a crianças com dificuldades de desenvolvimento, trabalhando todos os dias em prol de apoiar os pais, tutores e colegas terapeutas.